Kanban + MediaWiki = Wikanban!

A história é a seguinte: Me perguntaram recentemente sobre uma boa ferramenta para documentarmos os sistemas na empresa que trabalho atualmente. Nós também não usávamos nenhuma ferramenta para controle das demandas (Nós sempre fomos adeptos da filosofia “Keep it simple”!), então sugeri utilizar um kanban para controle das demandas e um wiki para documentação.

Porém os desenvolvedores sofrem de um mal comum em várias empresas: Excesso de demanda e falta de tempo para documentar. Então…porque não integrar os dois?

Foi dai que surgiu a idéia do Wikanban. Procurei uma boa ferramenta de kanban “Open source” na internet e não encontrei quase nada. Então decidi desenvolver uma do zero.

O Wikanban é feito com PHP usando Ajax. Tem o intuito de ser simples e eficiente. Funciona assim: Você cria as filas (que no nosso caso são os desenvolvedores), cria as tarefas e “cola” no quadro da fila em questão como se fosse um post-it. Qualquer pessoa pode incluir anotações ou impedimentos nas tarefas à vontade. Eventualmente essa tarefa vai para a fila “Homologação”. Uma vez homologada, a tarefa some do quadro. Pronto.

E onde entra a Wiki nisso tudo? Simples, conforme uma tarefa é manipulada (criada, homologada, apagada, alguma observação é inserida, etc) uma Wiki vai sendo atualizada com essas informações automaticamente. Tudo fica gravado para futuras referências. É só clicar no ícone “W” da tarefa para consultar a Wiki. E a ferramenta cria toda a estrutura de projetos automaticamente. Lindo, não!?

Você pode testar o Wikanban aqui (Totalmente funcional no Chrome. Ainda estou ajustando para os outros browsers…). Ele é uma ferramenta open source e pode ser baixada e alterada à vontade aqui.

As instruções para instalação podem ser encontradas no arquivo README.

Opiniões sobre como melhorar o produto são bem vindas nos comentários!

Até a próxima!

Comente!