Análise de cause e efeito (Cause and Effect Analysis)

Quando você tem um problema sério é importante analisar todas as causas antes de pensar numa solução.

A ferramenta

A análise de causa e efeito foi desenvolvida pelo professor Kaoru Ishikawa (criado do Diagrama de Ishikawa, Diagrama espinha de peixe ou Diagrama 6M, que fundamenta essa ferramenta) nos anos 60. Essa ferramenta foi publicada depois (em 1990) no livro “Introdução ao controle de qualidade”.

É comumente utilizada para:

– Descobrir a causa raiz de um problema;

– Descobrir gargalos em seus processos;

– Identificar onde e porque um processo não está funcionando.

Utilização

A ferramenta é composta dos seguintes passos:

– Identificar o problema: Escreva detalhadamente o problema que você está enfrentando. Tente identificar os envolvidos, qual o problema, quando e onde ocorre. Escreva o problema eu um retângulo no lado esquerdo de uma folha e trace uma reta dividindo-a em duas.

– Trabalhe nos fatores mais importantes envolvidos: Podem ser sistemas, ferramentas, pessoas…enfim, qualquer dos fatores identificados. Tente identificar quantos você puder. Você pode usar outras ferramentas para isso, como brainstorming, os 5 porquês (descrito nesse post) ou o framework dos 7 S´s de McKinsey.

– Identifique as causas possíveis para cada fator identificado no passo anterior e desenhe essas causas com linhas saindo dos “ossos”. Desenhe “subcausas” para as mais complexas.

– Analise seu diagrama: Nesse ponto você deve ter seu diagrama desenhado e as causas do problema devem estar mais claras. Você consegue agora identificar os fatores mais importantes trabalhar em suas soluções.

 

Comente!