Resolução de Problemas – O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act)

O PDCA (da sigla em inglês Plan-Do-Check-Act ou Planejamento-Execução-Verificação-Ação) é, além de uma ferramenta de resolução de problemas, uma ferramenta de melhoria continua.

Conhecido também por “Ciclo de Deming” ou “Ciclo de Shewhart” por ter sido idealizado por Walter Andrew Shewhart e efetivamente aplicado por Edward Deming.

Nascido inicialmente para uso estatístico e métodos de amostragem, consiste em um processo de identificação e resolução de problemas divido em 4 fases

Plan (Planejamento)

Fase onde se estabelece a meta ou identifica o problema. Nessa fase se estabelece um plano de ação.

Do (Execução)

A execução consiste em testar o plano de ação definido no passo anterior através de um projeto piloto, por exemplo. Apesar do termo “execução” nessa fase não ocorre a implementação integral da solução. Isso acontece na ultima fase do ciclo.

Check (Verificação)

Monitoramento e avaliação dos resultados, avaliação dos processos e resultados confrontando-os com o planejado por meio de KPIs (Key Performance Indicator).

Do (Ação)

Depois de verificados os resultados o plano de ação é avaliado e melhorado, se necessário e o plano é executado em sua totalidade.

As fases 2 e 3 (“Do” e “Check”) podem acontecer várias vezes até que se tenha um resultado satisfatório para só então se implementar integralmente a solução.

O Ciclo PDCA é associado ao desenvolvimento de software em espiral e é, por definição, lento. Em situações emergenciais pode não ser a melhor solução.

Fontes: Mindtools, Wikipedia

Comente!