Tendências em desenvolvimento de software e tecnologia

Saudações! Depois de alguns meses sem posts, eis que o bom filho à casa torna.

E eu venho pra falar das ultimas tendências em desenvolvimento de software para esse ano…Tá, reconheço que estou um pouco atrasado, estamos no meio do ano, praticamente, mas acredito que os conceitos aqui apresentados são válidos por um bom tempo (o que em T.I. quer dizer alguns meses…).

E agora, sem mais delongas, a “última moda” em desenvolvimento de softwares:

nerd-is-the-new-sexy_design-universofeminino

Aprenda e utilize uma linguagem moderna de scripts

Pode ser Python, Ruby, Groovy ou o que quer que seja a “linguagem do momento”. Contato que você tenha uma ferramenta rápida e fácil na mão para não ter que disparar aquela IDE Java hiper-mega-blaster-super-pesada-e-lenta (ok, talvez eu tenha exagerado um pouco nos quantitativos aqui…o que vale é a intenção 😉 ). Linguagens “Nossa, olha como é simples e fácil fazer isso usando [NOME DA LINGUAGEM]” nos deixam mal-acostumados com sua facilidade e elegância em implementar coisas simples.

Utilize controles de versão distribuídos

Se você ainda não utiliza controle de versão distribuído, pare de ler esse artigo e vá migrar todo o seu código pra um desses agora mesmo. Sério, eu espero! Ferramentas como GIT ou Mercurial fornecem agilidade e facilidades que um SVN ou CVS jamais conseguiriam de uma maneira natural e simples.images (1)

Torne o design responsivo

Design responsivo é tornar sua interface mutável de forma que ela seja visualmente agradável em qualquer device, seja um computador, tablet ou celular (ou a minúscula tela de um óculos, quem sabe…hehe). Foi-se a época em que tínhamos que nos preocupar com apenas um público alvo. Hoje as pessoas utilizam cada vez mais soluções móveis e são cada vez mais exigentes. Temos que nos adaptar à essa nova realidade.

Se familiarize com soluções NonSQL

Banco de dados como MongoDB e CouchDB são tendência uma vez que eles são extremamente escaláveis e performáticos. O conceito de “orientação à documentos” (document-oriented database) significa que, ao invés de estruturas rígidas de colunas cada registro é uma entidade, não precisando nem ter os mesmos atributos. O conceito de registro se torna o de documento suportado por estruturas de dados tipo JSON, queries dinâmicas e armazenamento eficiente de dados binários (como videos e imagens).

Aprenda metodologias e conceitos ágeis

Mais do que simplesmente aprender como funciona, pense ágil! Abra sua mente e deixe a filosofia ágil entrar. Seja você um gerente de projetos, desenvolvedor ou diretor de uma grande empresa, mais do que uma metodologia o ágil é um conceito, um estilo de vida (forçado? rs). Acredite em autogerenciamento, mudanças bem vindas, entregas constantes, melhoria contínua e desenvolvimento sustentável. Alguns paradigmas que vieram da metodologia ágil e devem virar tendência:

  • Integração contínua
  • Scrum
  • TDD (Test Driven Development)
  • BDD (Behavior Driven Development)
  • Desenvolvimento baseado em interações (Iteration-based development)

Go social

As redes sociais vieram pra ficar, então porque não utilizá-las para coisas que valham à pena (mais do que aquele seu amigo que fica o dia inteiro postando fotos do que come ou sua amiga que insiste em usar o mural do facebook para desabafos e pra mostra o quanto ela é uma pessoa verdadeira, íntegra, direta ou o que mais ela encontrar em fotos com frases bonitinhas…). As redes sociais tem um enorme potencial e não devem ser ignoradas como ferramenta de divulgação, interação e, porque não, corporativas.social-media-addiction

Go Mobile

Sim, o mundo está se tornando móvel. Desde o advento a popularização do smartphone (Salve Apple) mais e mais as pessoas preferem interagir com seus pequenos aparelhos de vidro e silício  Cada vez mais temos que pensar em soluções móveis que atendam rígidos critérios de funcionalidade e beleza.images

E você? O que acredita ser as próximas tendências?

Fontes: http://tatiyants.com/http://blog.mostof.it/http://agilemanifesto.org

Comente!